10 aplicativos mobiles para estimular crianças entre 6 e 7 anos

Atualizado: 2 de Dez de 2018


Melhoria das funções cognitivas, concentração e desenvolvimento motor são alguns dos benefícios dos aplicativos do bem.

Hoje em dia é praticamente impossível manter crianças em fase escolar longe da tecnologia. Sejam tabletes, celulares ou outros dispositivos, a curiosidade infantil espicha o olho para o aparelho de um amigo ou adulto próximo que estejam navegando.


Para algumas ocasiões específicas também, oferecer os aparelhos para as crianças pode diminuir o estresse, como por exemplo durante um engarrafamento, em momentos de espera na sala do pediatra, em saguão de aeroporto, em viagens muito longas, enfim, os pais conhecem melhor do que ninguém seus filhos e sabem a melhor hora para fazer um agrado.


Nesse artigo vamos apontar alguns aplicativos mobiles do bem, que foram criados justamente para estimular o desenvolvimento motor e/ou raciocínio lógico das crianças que estão em fase de alfabetização, entre 6 e 7 anos.



Essas sugestões colaboram no desenvolvimento cognitivo da criança, que será desafiada a organizar seus pensamentos, classificar, associar, pensar de forma estratégica, repensar novas soluções para resolver questões específicas apresentadas por cada jogo.


Os pequenos ativam várias funções cerebrais através da brincadeira e com os aplicativos mobile terão a oportunidade de amadurecer essas funções com trocas, experiências e estímulos.


unblock-my-car-blog-supergeeks-ribeirao-preto

Unblock My Car: Um jogo de encaixe em que a criança deve desencurralar o carro que está parado no congestionamento, retirando alguns obstáculos em poucos movimentos.





Dentist Office Kids: que tal ser um dentista por alguns instantes e tratar de diferentes casos de pacientes? Além de noções de higiene bucal, o aplicativo auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, exigindo movimentos de escovação e pinça, por exemplo.






dragon-box-app-supergeeks-ribeirao-preto

Dragon Box: aprender matemática de forma divertida. Esta é a proposta da série Dragon Box, que utiliza personagens e desafios para ensinar álgebra e geometria.








Flow Free: ligar tubos coloridos sem intersecções, vai exigir das concentração e estratégia.











Honeycomb: peças em formatos hexagonais formam blocos com diferentes características que devem ser encaixados sem deixar espaços vazios.



Science Art: Jigsaw Puzzle: ao montar quebra-cabeças com diferentes níveis de dificuldade, o jogador vai se deparar com imagens de projetos de Leonardo Da Vinci, de estações espaciais entre outras.










wheres-my-whater-app-supergeeks-ribeirao-preto

Where’s my water?: um jacaré quer tomar banho, mas os encanamentos estão desconectados. Com estratégia e atenção, o jogador é desafiado a passar as fases com obstáculos ao mesmo tempo em que aprende as propriedades da água.










94-segundos-supergeeks-ribeirao-preto

94 segundos: 1 letra, 1 tema e 94 segundos para dar o máximo de respostas corretas para passar de fase.










palavramanina-app-supergeeks-ribeirao-preto

Palavramania: 4 imagens que têm algo em comum. Pode ser a cor, a forma ou qualquer outra relação que a criança vai precisar ativar raciocínio e fazer associações inteligentes.










Matrix Game 3: estimula as habilidades de percepção visual, atenção, concentração e orientação espacial através de formas e cores.










São justamente sugestões. Alguns aplicativos estão disponíveis tanto na plataforma iOs, quanto Android e todos eles gratuitos, sendo alguns que exigem compras dentro do programa.


Assim como todos as outras ferramentas de educação, sejam livros, áudios, a própria televisão, o acompanhamento e supervisão dos pais é fundamental e no caso dos aplicativos, jogar junto pode ser uma diversão em família.


Em resumo, a tecnologia deixou de ser uma distração e é hoje uma ferramenta de aprendizado, especialmente preparando os nativos digitais, que estão se acostumando com o ambiente tecnológico e acompanhando seu processo de desenvolvimento, que pode ser observado pela evolução dos gráficos, qualidade das imagens e dos sons e do tom cada vez mais realístico dos personagens apresentados nos jogos.


SuperGeeks, escola de Ciência da Computação e robótica

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

2019 - SuperGeeks Ribeirão Preto