8 tipos de inteligência múltipla

A nossa cultura valoriza a beleza, a riqueza e também a inteligência, que geralmente é vista como uma característica bastante concreta.
E há uma série de testes padronizados usados para avaliar o intelecto de uma pessoa. Os termos QI, inteligência geral, capacidade cognitiva geral e capacidade mental geral são usados para se referir ao que os testes cognitivos medem - que é principalmente uma avaliação da habilidade matemática, da fluência verbal e da visualização espacial.
Mas isso se torna realmente limitante quando você pensa sobre o universo gigantesco da mente humana.

E se a inteligência pudesse ser quantificada de uma maneira mais qualitativa e de mente aberta?
Vamos falar sobre os 8 tipos de inteligência categorizados até então.
1. Espacial: A capacidade de conceituar e manipular matrizes espaciais de grande escala (por exemplo, um piloto de avião ou marinheiro), ou mais formas locais de espaço (por exemplo, um arquiteto ou jogador de xadrez).
2. Corporal-cinestésico: A capacidade de usar todo o corpo, ou partes do corpo (como as mãos ou a boca), para resolver problemas ou criar produtos (por exemplo, um dançarino).
3. Musical : Sensibilidade ao ritmo, tom, melodia e timbre. Pode implicar a capacidade de cantar, tocar instrumentos musicais e / ou compor música (por exemplo, um maestro musical).
4. Linguística : Sensibilidade ao significado das palavras, a ordem entre palavras, à sonoridade do texto, ritmos, os desvios de linguagem palavras (por exemplo, um poeta).
5. Lógico-matemático : A capacidade de conceituar as relações lógicas entre ações ou símbolos (por exemplo, um matemático ou cientista).
6. Interpessoal : A capacidade de interagir efetivamente com os outros. Com sensibilidade ao humor, aos sentimentos, aos temperamentos e às motivações dos outros (por exemplo, um coach).
7. Intrapessoal : Sensibilidade aos próprios sentimentos, objetivos e ansiedades, e a capacidade de planejar e agir de acordo com os seus próprios planos.
A inteligência intrapessoal não é particular para carreiras específicas; em vez disso, é uma meta para todo indivíduo em uma sociedade moderna e complexa, em que é preciso tomar decisões consequentes para si mesmo.
8. Naturalista : A capacidade de fazer distinções consequentes no mundo da natureza como, por exemplo, entre uma planta e outra, ou uma formação de nuvens e outra.
Se fôssemos congregar todas essas habilidades como componentes da inteligência, não somente a educação poderia se tornar mais acolhedora e inclusiva, como o mundo se tornaria um lugar mais inteligente e mais receptivo, o que você acha?
Enquanto isso, tente pensar nas pessoas que você conhece - e em você - à luz dos oito tipos de inteligência.
Com certeza a integração de todas estas inteligências contribuem para facilitar a vida e para um mundo ainda mais colaborativo e eficiente.