Como é o mercado de trabalho para a programação?
O mercado da programação no Brasil ainda é um ambiente carente de profissionais qualificados.
Segundo o Networking Skills in Latin America, um estudo que analisa a oferta e a demanda de habilidades técnicas na área da Tecnologia da Informação, em 2015, o Brasil teve um déficit de 195.365 especialistas qualificados e empregados em tempo integral.
A expectativa é que este número cresça até o final do ano, aumentando ainda mais a diferença entre demanda e oferta. O mercado de trabalho para programação procura profissionais com características e formação cada vez mais especializadas.

Como consequência, esse perfil qualificado consegue uma melhor remuneração.
Entre as qualificações na área, há algumas linguagens que são mais populares no mercado e consequentemente, o número de profissionais especialistas por estas são áreas tendem a ter melhor destaque no mercado de trabalho.
Dentre as linguagens destacamos:
1. JavaScript é uma linguagem de programação interpretada. Implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.
2. Java está é a linguagem de programação mais solicitada. O Java se caracteriza por ser portável, é possível compilar um programa em Java de maneira fácil para todo tipo de aparelho. Vale lembrar também que o Java é a linguagem mais usada para a criação de aplicativos Android.
Outro ponto positivo do Java é a sua escalabilidade, ou seja, a capacidade se adaptar à medida que ele cresce em número de utilizações.
3. Phyton, lançada em 1989 é considerada a linguagem de mais fácil aprendizado, que continua a ser uma das mais populares no mercado. É um dos códigos de mais fácil leitura e é bastante utilizado para desenvolvimento web e machine learning.
E com a baixa oferta de profissionais, o mercado de trabalho para programadores tem buscado aqueles com conhecimentos na criação de softwares, de sistemas e de aplicativos, recursos que alavancam qualquer negócio.
Além disso, a grande demanda está no desenvolvimento de soluções mobile, assim como conhecimentos nas linguagens de programação, ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da lógica da programação.