Como fazer um pitch e para que serve?

Quem sabe mais sobre o negócio é o dono dele, que deve se preparar para apresentá-lo da forma mais eficiente possível


Sabe aquela apresentação de trabalho que a professora pede pra você ir até a frente pra falar com todos da sala? Este tipo de ação está se tornando cada vez mais comum, especialmente no mundo dos empreendedores de startups.


Conhecido como pitch - verbo em inglês que significa lançar, arremessar - trata-se de uma reunião de negócios em que o dono da empresa apresenta de forma extremamente resumida o seu empreendimento. Em um prazo de 3 a 5 minutos, o empreendedor tem que convencer clientes e/ou investidores sobre a sua criação.

Neste pequeno espaço de tempo é necessário obrigatoriamente explicar o que é a empresa, o que oferece, o mercado em que atua, como funciona, qual a solução que oferecer, seus diferenciais e onde quer chegar. Ufa! Parece muita coisa para pouco tempo, por isso, vamos dar dicas valiosas para que seu pitch seja extremamente eficiente:



Dica 1: tenha alguns slides para guiar a sua apresentação: em no máximo 5 telas, utilizando especialmente imagens para conduzir o locutor, a apresentação pode trazer um pouco mais de confiança a quem está falando, especialmente em reuniões importantes, que podem definir o futuro do negócio.


O ideal é colocar no primeiro slide, logo de cara, a oportunidade que o seu negócio vai atender. Quais os buracos que existem no mercado e que grandes empresas não conseguem tapar.


Nos 2 ou 3 slides seguintes, apresente a solução já somada com seus diferenciais e resultados, se já houver. Mostre a cara do produto. Se for um aplicativo, que tal um print da tela de navegação? Se for um produto, que tal um modelo ou protótipo?

Finalize a apresentação com a proposta comercial. Se a reunião for para convencer um investidor, aponte a maturidade do negócio, quais os próximos passos e fale em números o valor que a sua empresa precisa para continuar evoluindo. A negociação entra na sequência, em que dúvidas surgirão e o investidor pode fechar ou não uma parceria.


Caso a apresentação seja para um cliente, apresente o valor que precisa ser pago por cada produto ou serviço, as formas de pagamento e de recebimento que são possíveis.


Dica 2: se prepare para o pitch!: a dica de ouro é explicar de forma mais simples, clara e direta possível, tendo um discurso linear e o raciocínio lógico. Pense que vai apresentar uma ideia para a própria avó. Se ela entender o que você disse, é sinal de que está no caminho certo.


Tente traduzir palavras técnicas e complicadas. Existem muitos investidores atrás de oportunidades, mas que podem não conhecer os termos técnicos do seu empreendimento.


Dica 3: seu corpo fala: quem está te escutando, está também te avaliando, mesmo que de forma inconsciente. Percebendo a sua energia, o seu carisma, a sua vontade e paixão pelo negócio.


O empreendedor dono da ideia é o cabeça pensante do negócio e vai de brinde com o produto ou serviço que oferece. Se você não gerar empatia com quem te escuta, é possível que não haja negociação.


Cuide de sua aparência no momento da apresentação, preste atenção ao seu linguajar e na velocidade da sua fala. Por mais que seja uma apresentação rápida, as pessoas precisam entender o que você está dizendo.


Dica 4: estude, pesquise, assista programas: no Brasil é transmitido pelo canal Sony o programa Shark Tank Brasil, que tem como elenco e investidores empresários de sucesso, como João Appolinário, fundador da Polishop; Cris Arcangelli, que atua no mercado de cosméticos; Robinson Shiba, dono da rede China In Box e Caito Maia, fundador da Chilli Beans.


É um ótimo exemplo de apresentações suscintas e de reuniões de negócios, em que os empresários disparam suas principais dúvidas e demonstram ou não interesse por uma oportunidade.


Acompanhando programas nestes moldes, é possível aprimorar ainda mais o seu pitch, conhecendo o que mais agrada empresários de sucesso.


Fontes: Endeavor, Na Prática, SB Coaching

49 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

2019 - SuperGeeks Ribeirão Preto