Como minimizar a ansiedade das volta às aulas

Muitos colégios já voltaram às aulas e outros voltarão na próxima semana o fato é que neste momento tanto a ansiedade, como o desafio do novo ano podem estar tomando conta dos pensamentos do seu(a) filho(a).


Esse processo envolve algumas mudanças na rotina da criança e do adolescente e para que essa transição seja feita de maneira tranquila, listamos a seguir algumas dicas que os pais podem aplicar nestes dias. Veja!



Evidencie a diversão da volta às aulas

Valorize o ato de aprender como algo grandioso e divertido. O conhecimento é inspirador e isso deve ser enfatizado.

Ressalte a importância do que será aprendido durante o ano, seja referente aos conteúdos e aos relacionamentos, como algo que será importante para toda a vida


Incentive a socialização

Se seu filho(a) está fazendo uma transição de escolas ou turmas, deixe claro o quanto isso é enriquecedor na vida dele pelo fato de aumentar o número de colegas e amigos.

Além disso, converse na escola sobre o processo de adaptação, especialmente para as crianças menores e como eles trabalham o acolhimento de novos(as) alunos(as).



Reserve um tempo para a conversa sobre a escola

E passado o começo das aulas, é interessante que os pais reservem um tempo de qualidade, longe dos dispositivos eletrônicos, para conversar com seus filhos sobre a rotina, conferir as atividades que já estão sendo realizadas e dialogar com a criança sobre o que ela aprendeu.

Essa aproximação demonstra como os pais valorizam o esforço da criança ou do adolescente, sendo mais um estímulo para ele(a) seguir bem nos estudos.


Tem alguma dica para compartilhar com a gente?

Comente também!

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

2019 - SuperGeeks Ribeirão Preto