Como os assistentes de voz modificam a forma que utilizamos a internet?

Atualizado: 6 de Set de 2019

Já tem algum tempo que os assistentes de voz são usados no Brasil em nossa língua nativa, mas sabia que as habilidades da ferramenta mudam de acordo com a linguagem escolhida?


O assistente no português tem suas funções mais limitadas, porém não deixa de ser útil para as pessoas que o utiliza.


Estudos da ComScore apontam que até 2020 cerca de 50% das consultas na internet serão feitas por voz, e isso tende a mudar e muito a forma como nós utilizamos as ferramentas de busca da internet e outras necessidades digitais.

Quem aqui que viveu entre os anos de 1980 e 1990 não pensou um dia em ter uma assistente robô como na família dos Jetsons?


Pois bem, há alguns anos a busca pelo atendimento de alguma tarefa acionada pelo nosso comando de voz era coisa de filme futurístico, mas realmente, o mundo mudou e coloca à nossa disposição esta realidade.


Principais assistentes de voz

Entre os assistentes mais conhecidos destacamos: o Google Assistant, a Cortana da Microsoft e a Siri da Apple.


Google Assistant


Um assistente virtual pode existir em muitas formas diferentes, seja no seu smartphone, no seu desktop ou em um alto-falante conectado.

O Google Assistant, é um ótimo exemplo disso, pois ele conta com o Google Pixel, Google Allo e Google Home, cada um em um dispositivo diferente.


O Google Home, por exemplo, é um dispositivo conectado à sua casa para te ajudar nas tarefas do seu dia-a-dia.

Pensando nessa aproximação com o usuário, a empresa está tentando manter a experiência do usuário simples, ao mesmo tempo em que apresenta conjuntos de dados cada vez mais complexos, integrações e lógica automatizada.


Cortana da Microsoft


A Cortana, da Microsoft desenvolveu assistentes pessoais que aprendem sobre o usuário por meio de machine learning.

Ela está habilitada em uma série de aplicativos e serviços da empresa para fornecer respostas contextuais imediatas às consultas, sem deixar o aplicativo que você está utilizando no momento.


Siri da Apple

A Apple não podia ficar para trás, por isso lançou recentemente o Homepod, dispositivo também integrado com a casa e focado em dar assistência aos afazeres domésticos.


Utilizando o sistema inteligente da Siri, é possível controlar as ações usando a voz em qualquer lugar da casa, por causa de sua consciência espacial.

Porém, enquanto essa tecnologia não está disponível no português, você já pode ir testando o sistema da Siri disponível no iPhone e em outros dispositivos IOS para automatizar algumas tarefas e organizar a sua agenda.


Todas estas modificações tornaram a vida mais fácil

O portal Think With Google perguntou as principais razões do uso dos dispositivos ativados por voz pelos usuários e as respostas foram:


1. Permite que eles sejam multitarefa;

2. Permite que eles façam coisas mais rapidamente comparado a outros dispositivos;

3. Obtém respostas e informações instantaneamente;

4. Facilita a rotina diária.


Portanto, de acordo com os proprietários dos dispositivos de assistentes, falar com seu assistente virtual — em vez de ter que digitar — ajuda-os a fazer as coisas de forma mais rápida e eficiente.



Você usa algum assistente de voz?

Compartilhe conosco sua experiência com o uso dele.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

2019 - SuperGeeks Ribeirão Preto