Comportamento empreendedor: como pensa um empreendedor de sucesso?

10 características comuns entre empresários determinam o sucesso dos negócios


Pesquisas de mercado apontam que a maioria das startups fecham as portas antes mesmo de completarem 1 ano de existência. O motivo é único: falta de comportamento empreendedor.


Mas o que isso significa? Significa que por mais que uma ideia seja única, inovadora e excelente, se o gestor dela não souber gerenciar custos, planejar processos, execução, equipe, infraestrutura necessária, essa ideia não vai vingar. Ou vai, pelas mãos de outra pessoa, que possa não entender nada do projeto, mas que tenha o comportamento empreendedor desenvolvido.


A ONU realizou uma pesquisa social na Europa após Segunda Guerra Mundial, quando o continente precisava ser reconstruído. Pessoas de diferentes classes sociais recebiam a mesma doação de dinheiro para se reerguerem e a conclusão da pesquisa foi que pessoas que antes da guerra eram ricas, tinham posses, conseguiram se restabelecer melhor e mais rapidamente do que as pessoas que antes da guerra eram mais pobres.


O que diferenciava um grupo do outro, se a doação era a mesma? Justamente os comportamentos empreendedores do primeiro grupo eram mais desenvolvidos do que as pessoas do segundo grupo.


De acordo com a ONU, as características comuns entre as pessoas de mais sucesso são:


Busca de oportunidades e iniciativas: a famosa história de que na crise alguns choram e outros vendem lenços se encaixa perfeitamente a este comportamento. O empreendedor de sucesso não fica parado esperando uma ideia ou oportunidade cair em seu colo. Ele sai em busca de novidades, pesquisa, se informa.


Persistência e resiliência: o empreendedor de sucesso não desiste fácil da sua empresa e se dedica para que dê certo. Mesmo que esteja passando por dificuldades, busca novas saída, soluções e processos para que novas opções surjam para o negócio. Ter a certeza de que ao final tudo vai dar certo, é outra característica que encoraja ainda mais essas pessoas.

Correr riscos calculados: fazer um investimento as cegas, contratar pessoas a mais para a demanda existente são ações que dificilmente um empreendedor de sucesso fará. Antes de tomar qualquer decisão, essa pessoa estuda, pensa em todas as possibilidade e saídas para tentar dar a tacada mais certeira possível.


Exigência de qualidade e eficiência: o empreendedor de sucesso não admite entregas de serviços ou produtos meia boca. Resolver um problema e criar outro. Ele exige de sua equipe que haja um processo e que este seja cumprido do começo ao fim. Além disso, é um profissional que não gosta de desperdício de tempo, dinheiro, retrabalho e por isso busca sempre inovar nas formas de realizar seus projetos, buscando eficiência nos mínimos detalhes.


Comprometimento: estar comprometido com o cliente, como a visão da empresa, suas estratégias e valores são caminhos essenciais para estes profissionais.


Busca de informações: pesquisar o mercado sempre. Ler matérias, ouvir rádios e podcasts, se informar em redes sociais, conversar pessoalmente com as pessoas, clientes, fornecedores, colaboradores sempre trazem insights positivos para que o empreendedor possa aperfeiçoar algum sistema, processo ou ele mesmo como gestor.

Estabelecimento de metas: saber o que alcançar, de que forma, com qual time e em qual prazo é o combustível que move o empreendedor de sucesso. Ele sempre tem um norte, um alvo a alcançar e por isso, se desafia a traçar esses objetivos.


Planejamento e monitoramento sistemático: planejar cada passo e monitorar como está sendo realizado também é uma característica que diferencia os empreendedores de sucesso. Por mais que seja uma gestão descentralizada, o dono do negócio sempre está por dentro dos índices dos negócios.


Persuasão e rede de contatos: o famoso networking é quando o empreendedor estabelece uma rede de contatos comerciais poderosa em que consegue encontrar pessoas que serão capazes de ajudar em determinados projetos, abrindo caminhos ou mesmo apontando para outras pessoas que podem ser chaves para o negócio. Dentro dessa rede, o empreendedor consegue convencer os amigos sobre uma ideia e os coloca como ajudantes na busca de uma meta.


Independência e autoconfiança: o empreendedor com estas características afloradas, transmite confiança aos seus pares, é otimista e determinado mesmo frente a muitos obstáculos e ainda confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros.

Enfim, são características natas de uma pessoa, mas que também podem ser desenvolvidas em diversos cursos sobre gestão e liderança em todo o mundo.


No Brasil, o mais conhecido deles é o Empretec, realizado pelo Sebrae, em que são traçados os pontos fortes e fracos de cada participante dentre deste mapa das 10 principais características e a partir de ações práticas é possível se desenvolver como um novo líder.


Fontes: Portal No Varejo, Ace Startups, Sebrae e Tribuna de Minas

9 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

2019 - SuperGeeks Ribeirão Preto