Conheça alguns casos de sucesso de jovens brasileiros que se destacam no mundo das startups

Eles têm em comum um propósito forte para os seus negócios e os comportamentos empreendedores essenciais para empresas de sucesso


Desde 2012 a publicação americana MIT Technology Review publica uma lista de empreendedores e desenvolvedores abaixo dos 35 anos que tem projetos com foco em tecnologia que são capazes de transformar a realidade da sociedade.


Entre os jovens brasileiros, o de maior destaque na última edição da publicação é Lincoln Ando, 28 anos, fundador da startup IDWall. Especializada em segurança digital com soluções tecnológicas de reconhecimento de fraudes de identificação e documentos, recebeu investimento de R$ 9 milhões liderado por um fundo venture capital para avançar com a sua proposta.


Lincoln, porém, é apenas um representante de uma geração de jovens que estão inseridos no mercado antenados com possibilidades e gaps que podem ser solucionados através de tecnologia.


O que dizer, por exemplo, do aplicativo Easy Taxi, um dos maiores apps de mobilidade do país que empresa mais de 1300 pessoas e conta com mais de 17 milhões de usuários? Foi criado por Talles Gomes, 31 anos, que aponta como um dos propósitos indiretos da empresa, tirar carros das ruas, diminuindo poluição e facilitando o trânsito, especialmente em grandes centros.


Os brasileiros citados na lista do MIT se destacam especialmente em soluções para saúde, como por exemplo, a prótese ortopédica Revo Foot, criada por Lucas Strasburg, 26 anos.  O jovem engenheiro desenhou uma opção ergonômica e feita com materiais acessíveis, substituindo o alto custo da fibra de carbono.


Já Tales Gomes, 30 anos, fundou a Plataforma Saúde, uma empresa que já recebeu vários prêmios de inovação e empreendedorismo. Eles desenvolvem equipamentos fáceis de transportar para atender regiões de difícil acesso a hospitais e atendimento médico, além de pessoas que não tem condições financeiras para arcar com custos de um plano de saúde.


No setor da educação, Danielle Brants, 34 anos, criou o Guten News. Um sistema que contextualiza as notícias dos jornais para o mundo das crianças, gerando atividades ao redor de informações verdadeiras. O propósito da aplicação é incentivar que as crianças se interessem por assunto que não sejam do seu circulo de informações e possam ter novos repertórios de conhecimento geral.


O que esses jovens tem em comum?


Além de estarem na faixa etária abaixo dos 35 anos, esses jovens tem em comum dois pontos de intersecção: um propósito forte para as suas empresas e os comportamentos empreendedores, que já discutimos aqui no blog.

O propósito é um assunto que está muito em alta, uma vez que analistas, pesquisadores e especialistas estão percebendo que pessoas com uma meta são mais motivadas para lutarem por um negócio, tem mais gana para fazer acontecer e encontram no meio do caminho novas motivações, novas soluções.


O que os especialistas dizem é que está havendo uma elevação de consciência entre as gerações mais novas, que vêm enxergando o trabalho que faça sentido e que propicie qualidade de vida como grande diferencial para engajamento e senso de pertencimento a uma determinada empresa.


Já entre os comportamentos empreendedores, listamos a iniciativa, persistência, resiliência, saber correr riscos calculados, ser exigente com qualidade e eficiência, rede de contas, persuasão, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, auto confiança e planejamento como as características comuns entre essas pessoas.


Fontes: Abril, CanalTech, AC Minas Jovem

23 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

2019 - SuperGeeks Ribeirão Preto