Entenda porque os jogos são tão envolventes para seus filhos

Recentemente um estudo realizado pela Common Sense e aplicado nos EUA descobriu que 36% dos pais dizem que discutem com seus filhos sobre o tempo que passam diariamente em frente às telas do celular ou TV.

Mas por que será que a tela e, mais precisamente, os games exercem tanto fascínio aos olhos das crianças e adolescentes?


Isso acontece, a princípio, porque o jogo é altamente envolvente e possui elementos que cativam e mantém os adolescentes em conexão com o que está sendo construído dentro dos jogos.


Em segundo lugar, os jogos exigem um enorme aprimoramento do raciocínio lógico e do pensamento ágil. Entre outras razões, destaca-se:


Os games colocam o jogador no controle: os jogadores podem se mover em torno de mundos imaginários da forma que quiserem e se encarregam de suas próprias experiências. Compare isso a sentar uma criança em uma mesa ouvindo uma palestra, assim fica fácil entender porque elas adoram jogos.


Oferecem níveis incrementais de dificuldade: ao concluir uma tarefa ou uma fase o game fornece uma sensação gratificante de realização. Também evita que o jogador fique entediado por algo muito fácil ou frustrado por algo muito difícil.


Dão feedback instantâneo e contínuo: os jogadores entendem imediatamente quando cometeram um erro, e eles têm a oportunidade de começar de novo se falharem. Muitos jogos também têm temporizadores proeminentes que mostram como os jogadores estão se saindo e os ajudam a fazer ajustes em suas estratégias.


Criam comunidade: muitos jogos permitem a participação à distância de outros jogadores e mesmo não estando ao lado, os jogadores podem conversar sobre suas experiências, comparando seus desempenhos e resolvendo novas problemas de forma colaborativa.


Isso tudo torna os jogos uma experiência divertida e intensa, sobretudo para esta faixa etária. Os jogos quando bem utilizados colaboram com o desenvolvimento cognitivo de seu filho(a).


Contudo na SuperGeeks o objetivo é fazer com que o seu filho(a) deixe de ser apenas um jogador e torne-se protagonista do seu próprio game, entenda melhor inscrevendo-o na oficina de Férias.


Ao final da oficina ele(a) já sairá programando seu próprio jogo. Saiba mais, fale conosco.

107 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

2019 - SuperGeeks Ribeirão Preto