Por que crianças e adolescentes devem aprender linguagem de programação e robótica?
Atualizado: 2 de Jun de 2019

Sabemos que grande parte das profissões existentes na atualidade serão absorvidas pela crescente expansão da inteligência artificial e da robótica, por isso, a aprendizagem dos códigos de programação é tão importante para o futuro profissional do seu filho.
Além do mais, aprender a linguagem dos códigos contribui para o desenvolvimento cognitivo e ajuda a aprimorar habilidades em outras disciplinas curriculares como matemática, inglês e ciências.
Abaixo listamos outros benefícios para as crianças e adolescentes:

Aprender a ler, interpretar e escrever códigos é divertido.
Através deste aprendizado a criança estimula seu lado criativo, desenvolvendo o pensamento crítico e raciocínio lógico e isso pode ser tão compensador como o aprendizado de um novo idioma ou alguma habilidade artística.
Com a programação as crianças são convidadas a criarem suas próprias observações diante das dificuldades, buscando soluções por conta própria e aplicando sua lógica e raciocínio, fazendo suas próprias escolhas de forma divertida e crítica
Promover maior desenvolvimento cognitivo
Seymour Papert, matemático do MIT e um dos fundadores da linguagem de programação chamada LOGO, foi um dos primeiros pesquisadores interessados no assunto da aprendizagem da linguagem de códigos para crianças com apoio ao desenvolvimento cognitivo.
Para Papert, as crianças que se dedicam à educação de alta qualidade em programação de computadores experimentam o que é conhecido como o ‘aprender sem aprender’. Com isso a proposta é que a programação forneça um ambiente no qual noções abstratas se tornam mais concretas e tangíveis. Ao mesmo tempo, a codificação na educação ensina as crianças como para pensar, em vez do que pensar.
Isso estimula em nossos pequenos e jovens a perceberem que através da fragmentação dos dados, em partes menores, se torna a maneira mais eficaz de resolver grandes desafios.
Essa abordagem é chamada de pensamento computacional e é ótima para lidar com qualquer outro tipo de problema no mundo real.

Programar ajuda a permanecer inserido no mercado de trabalho do futuro
Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Software e da Sociedade, muitas tecnologias emergentes de que ouvimos falar nos dias de hoje chegarão a um ponto de mudança extrema até 2025.
O mercado de trabalho, inclusive, deve ser bastante afetado. Na Austrália, por exemplo, devido os avanços tecnológicos e automação, muitas carreiras se tornarão obsoletas e 60% dos jovens estão entrando no mercado de trabalho em empregos que serão radicalmente afetados dentro dos próximos 10 a 15 anos. Os dados pertencem ao relatório The New Work Order, divulgado pela Foundation for Young Australians (FYA).

O papel dos pais no acompanhamento do processo de aprendizagem
Cabe aos pais assegurar às crianças e adolescentes condições para ajudá-los a alcançar seus potenciais por meio da educação. Neste contexto a tecnologia criou um grande e novo caminho aos nossos filhos, mas é de total responsabilidade dos pais a orientação para que possam usá-la da melhor forma para suas vidas.
Para isso nossa sugestão é que você procure conhecer mais sobre a linguagem de programações existentes, avalie os jogos e mídias que as crianças passam parte do tempo brincando ou assistindo, e por último e não menos importante, também que procure educação de qualidade para o aprendizagem da ciência da computação e robótica.
Saiba mais sobre a primeira escola de ciência da computação e robótica para crianças pelo aqui.