Por que crianças e adolescentes devem aprender linguagem de programação e robótica?

Atualizado: 2 de Jun de 2019


Sabemos que grande parte das profissões existentes na atualidade serão absorvidas pela crescente expansão da inteligência artificial e da robótica, por isso, a aprendizagem dos códigos de programação é tão importante para o futuro profissional do seu filho.

Além do mais, aprender a linguagem dos códigos contribui para o desenvolvimento cognitivo e ajuda a aprimorar habilidades em outras disciplinas curriculares como matemática, inglês e ciências.

Abaixo listamos outros benefícios para as crianças e adolescentes:


Aprender a ler, interpretar e escrever códigos é divertido.

Através deste aprendizado a criança estimula seu lado criativo, desenvolvendo o pensamento crítico e raciocínio lógico e isso pode ser tão compensador como o aprendizado de um novo idioma ou alguma habilidade artística.  

Com a programação as crianças são convidadas a criarem suas próprias observações diante das dificuldades, buscando soluções por conta própria e aplicando sua lógica e raciocínio, fazendo suas próprias escolhas de forma divertida e crítica


Promover maior desenvolvimento cognitivo

Seymour Papert, matemático do MIT e um dos fundadores da linguagem de programação chamada LOGO, foi um dos primeiros pesquisadores interessados ​​no assunto da aprendizagem da linguagem de códigos para crianças com apoio ao desenvolvimento cognitivo.

Para Papert, as crianças que se dedicam à educação de alta qualidade em programação de computadores experimentam o que é conhecido como o ‘aprender sem aprender’. Com isso a proposta é que a programação forneça um ambiente no qual noções abstratas se tornam mais concretas e tangíveis. Ao mesmo tempo, a codificação na educação ensina as crianças como para pensar, em vez do que pensar.

Isso estimula em nossos pequenos e jovens a perceberem que através da fragmentação dos dados, em partes menores, se torna a maneira mais eficaz de resolver grandes desafios.

Essa abordagem é chamada de pensamento computacional e é ótima para lidar com qualquer outro tipo de problema no mundo real.




Programar ajuda a permanecer inserido no mercado de trabalho do futuro

Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Software e da Sociedade, muitas tecnologias emergentes de que ouvimos falar nos dias de hoje chegarão a um ponto de mudança extrema até 2025.

O mercado de trabalho, inclusive, deve ser bastante afetado. Na Austrália, por exemplo, devido os avanços tecnológicos e automação, muitas carreiras se tornarão obsoletas e 60% dos jovens estão entrando no mercado de trabalho em empregos que serão radicalmente afetados dentro dos próximos 10 a 15 anos. Os dados pertencem ao relatório The New Work Order, divulgado pela Foundation for Young Australians (FYA).


O papel dos pais no acompanhamento do processo de aprendizagem

Cabe aos pais assegurar às crianças e adolescentes condições para ajudá-los a alcançar seus potenciais por meio da educação. Neste contexto a tecnologia criou um grande e novo caminho aos nossos filhos, mas é de total responsabilidade dos pais a orientação para que possam usá-la da melhor forma para suas vidas.

Para isso nossa sugestão é que você procure conhecer mais sobre a linguagem de programações existentes, avalie os jogos e mídias que as crianças passam parte do tempo brincando ou assistindo, e por último e não menos importante, também que procure educação de qualidade para o aprendizagem da ciência da computação e robótica.


Saiba mais sobre a primeira escola de ciência da computação e robótica para crianças pelo aqui.

23 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

2019 - SuperGeeks Ribeirão Preto